top of page

França se prepara para Jogos Olímpicos; veja eventos e destaques

Atualizado: 6 de mai.

Calendário do ano no país está cheio de grandes acontecimentos, mas Olimpíada é o mais aguardado


Vôlei de praia será jogado em frente à Torre Eiffel


A Atout France realizou sua conferência anual para apresentar as novidades da França para este ano e o próximo. Evento mais aguardado de 2024, os Jogos Olímpicos, destaque do órgão de Turismo francês para este ano, estão chegando e o país já está se preparando, com estimativa de alcançar 15 milhões de visitantes e 13 milhões de ingressos vendidos.


A ideia, segundo a diretora da Atout France para a América do Sul, Caroline Putnoki, é que os Jogos apresentem uma forte ligação entre cultura e esporte, com uma programação inteira de eventos culturais que irão acontecer em Paris a partir de julho.


Além disso, uma mega operação será feita, principalmente na capital francesa. Da circulação em aeroportos aos espaços onde serão realizadas as competições, a França já está vestindo as cores da Olimpíada. Confira detalhes abaixo:


Detalhes dos Jogos Olímpicos de Paris 2024


Tocha Olímpica


A tocha olímpica já foi acesa na Grécia e está a bordo do Navio Belém, com previsão de chegada à França em 8 de maio. Serão 15 tochas percorrendo 50 cidades francesas até chegar em Paris, no dia 14 de julho.


Abertura


No dia 26 de julho acontece a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos no Rio Sena, que apresentará as delegações em navios. Em torno de 300 mil pessoas poderão assistir ao desfile. Já a abertura da Paraolimpíada acontecera na Place de La Concorde, no dia 28 de agosto.


Caroline Putnoki, da Atout France, apresenta programação da França para este ano, com foco nos Jogos Olímpicos


Transporte por Paris


Recomenda-se que a locomoção por Paris seja feita a pé, de bicicleta ou por transporte público. Sobre o último, o metrô francês terá mudanças.


Uma bilheteria com novas tarifas será válida de 20 de julho a 8 de setembro, com um valor fixo de 16 euros por dia. Os bilhetes podem ser adquiridos por meio do site: https://www.iledefrance-mobilites.fr/en.


Expectativas de companhias aéreas


Pela Europa, a Air France-KLM irá contar com uma malha aérea especial para a época dos Jogos Olímpicos de Paris. Os voos extras não devem afetar o Brasil, que seguirá com sua demanda normal segundo o diretor para América do Sul da Air France-KLM, Manuel Flahault.


Isso não quer dizer que os brasileiros não estão interessados nos Jogos Olímpicos. Na verdade, dados da Atout France apontam o contrário: está previsto um aumento significativo de reservas de mais de 46% em assentos. Ainda, o Brasil é o sexto país que mais procura sobre o assunto na internet.


Sustentabilidade


A expectativa é que estes sejam os jogos mais "verdes" da história. Para tanto, a organização pretende cortar pela metade a pegada de carbono.


Ainda, os jogos se tornaram um acelerador da transição ambiental e urbana, como explicou a Atout France. Um exemplo foi a aceleração da limpeza do Rio Sena para a abertura.


Cenários dos Jogos


A França já está construindo algumas arenas provisórias para os jogos, como o Beach Volley, que terá de fundo a Torre Eiffel. Além dos novos espaços, serão utilizados estádios e ginásios já permanentes da cidade, confira o mapa abaixo:



Um abraço da cultura e do esporte


Paralelamente aos Jogos Olímpicos, a França também se prepara para unir cultura e esporte por meio de exposições e eventos. Um deles é a exposição L'Olympisme, que irá acontecer no Louvre.


Outros eventos da França em 2024


Não só de Jogos Olímpicos se faz a França em 2024. O país tem um calendário cheio de eventos ao longo do ano, da celebração dos 150 anos de impressionismo a reabertura de Notre-Dame.


Veja mais detalhes abaixo:


150 anos do impressionismo


Normandia e região de Paris já celebram os 150 anos do impressionismo com eventos culturais e exposições. A maior delas será no Museu D'Orsay, com destaque de pinturas de 1874 e uma retrospectiva da época em que o impressionismo nasceu.


Serão mais de 100 atrações em nove territórios. Uma noite com os impressionistas será uma exposição imersiva com oculos de realidade virtual, em que será possível imaginar como era a cidade de Paris na época.



O Festival Normandia Impressionista continua, mas contará com uma programaçaõ especial, que destacará obras mais contemporâneas que se inspiraram do impressionismo. Serão 150 projetos por toda a Normandia, em uma comemoração até setembro.


Celebração de 80 anos do Dia D


Numa celebração do desembarque dos aliados nas praias da Normandia – e com isso a libertação de Paris na segunda guerra mundial –, a França se prepara com exposições, bailes, lançamento de paraquedas sobre a Igreja de Sainte Mere e show aéreo da patrulha da França.


Tour de France


De 29 de junho a 21 de julho de 2024 acontece o tradicional Tour de France para ciclistas de todo o mundo. Neste ano, no entanto, o percurso será especial: o ponto de partida será na Itália e a chegada em Nice.


Reabertura da Notre-Dame


Após incêndio que fechou temporariamente a Catedral de Notre-Dame, um dos cartões postais de Paris, a França irá celebrar neste ano sua reabertura, a partir do dia 10 de dezembro para visitantes.


As obras, no entanto, ainda não acabaram. A terceira fase de restauração do exterior da Catedral tem data prevista para término em 2028.


Calendário da Atout France em 2024


O tradicional evento da Atout France, o France Excellence, acontecerá nos dias 16, 17, 18 e 19 de setembro deste ano, sob o tema "A Arte de (Re)Viver à Francesa". Outro evento será o Destination Vignobles, que convidará operadoras e agências brasileiras para estimular o enoturismo.
































Notícia publicada por Panrotas

Data da publicação da notícia: 02/05/2024





5 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page