top of page

Mais de 4,2 mil voos cancelados por apagão; veja situação no Exterior

Número foi atualizado às 14h de Brasília. Aqui no Brasil, felizmente, as companhias não sofreram problemas


Dos mais de 110 mil voos comerciais programados para hoje, 4.295 foram cancelados globalmente


Passageiros que acordaram nesta sexta-feira (19) para embarcar em voos ao redor do mundo se depararam com atrasos, cancelamentos e problemas no check-in logo nas primeiras horas do dia. Isto porque, como vimos aqui no Portal PANROTAS, um apagão cibernético global relacionado à empresa de segurança digital CrowdStrike afetou sistemas de informática em várias esferas no mundo todo.


Aeroportos e companhias aéreas foram pegos de surpresa por uma enorme interrupção que também acabou afetando outros setores, como bancos e empresas de comunicação social. Dos mais de 110 mil voos comerciais programados para hoje, 4.295 já foram cancelados globalmente (3,9% do total).


Aqui no Brasil, as companhias aéreas não sofrem problemas. Azul, Gol e Latam já responderam aos questionamentos do Portal PANROTAS. A Azul afirmou que voos podem sofrer atrasos. A Gol, por sua vez, afirmou que seus sistemas não sofreram impactos, enquanto a Latam recomendou a verificação de cada voo.


No entanto, como reporta a agência de notícias Reuters, em lugares nos Estados Unidos e Europa, a situação é um pouco mais delicada. Em todas as partes do mundo, aeroportos e companhias aéreas aconselham seus clientes a chegarem mais cedo do que o normal para os voos. Veja a situação dos principais países abaixo.



Anac se manifesta


Em nota, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que, até o momento, não há impacto significativo nas operações aéreas do país, ao contrário do registrado no restante do mundo. No Brasil, alguns operadores aéreos relataram problemas pontuais com sistemas de check-in, o que gerou atrasos pontuais em voos.


"Para evitar transtornos, a Agência orienta os passageiros a procurar as companhias aéreas para verificar a situação dos voos e a chegar nos aeroportos com antecedência maior do que a usualmente recomendada pelas empresas em voos domésticos e internacionais", informou a agência.


A Anac reforçou ainda que segue acompanhando a situação, em contato direto com os operadores aéreos e aeroportuários, para avaliar e minimizar eventuais prejuízos nas operações.



Veja a situação dos principais países


GLOBAL - Dos 110 mil voos comerciais programados para hoje em todo o mundo, mais de 4.200 já haviam sido cancelados até as 14h (horário de Brasília) em todo o mundo. Este número pode aumentar.


ESTADOS UNIDOS - Há mais de 27 mil voos regulares provenientes dos Estados Unidos marcados para esta sexta-feira, que transportarão 3,7 milhões de passageiros, em voos nacionais e internacionais. No entanto, até a última atualização, 512 voos já tinham sido cancelados, o que representa 1,91% das operações.


ALEMANHA - Ao todo, 4.386 voos estavam programados para chegar e decolar da Alemanha durante todo o dia de hoje, com até 791 mil passageiros movimentados. No entanto, já há 92 voos cancelados em todo o país até o momento. Isto não inclui voos de chegada à Alemanha provenientes do exterior.


FRANÇA - Exatos 3.630 voos estavam programados de/para França, com até 666 mil passageiros embarcados. Destes, 28 partidas foram canceladas até o momento. Assim como a Alemanha, o número não inclui também os voos de chegada à França provenientes do exterior.


ITÁLIA - Ao todo, 4.386 voos estavam programados de/para Itália, com até 730 mil passageiros movimentados. Até então, há 45 voos cancelados partindo do país. Assim como a Alemanha e França, o número não inclui também os voos de chegada à Itália provenientes do exterior.


ÍNDIA - Cerca de 3.652 voos foram programados para a Índia nesta sexta-feira (19), com 56 cancelamentos até o momento. Assim como a Alemanha, França e Itália, o número não inclui também os voos de chegada à Índia provenientes do exterior.


CANADÁ - Por fim, o Canadá tem 3.549 voos programados para hoje, com até 444 mil passageiros. Ao todo, 21 voos já foram cancelados partindo do país, o que não inclui também os voos provenientes do exterior.


*Dados divididos por países ainda são referentes ao primeiro boletim, divulgado às 07h (horário de Brasília).













































Notícia publicada por Panrotas

Data da publicação da notícia: 19/07/2024




16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page